Não estamos com um ar cansado! .... vamos de férias com um grande sorriso porque temos o sentimento de missão cumprida! ... inspiramos pais, tios, avôs, irmãos, amigos, primos ... com as nossas ideias, sugestões...! E logo no abrir dos embrulhos esperamos que brilhem muitos olhinhos e que se criem momentos de grandes brincadeiras familiares.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Feliz Natal!
Não estamos com um ar cansado! .... vamos de férias com um grande sorriso porque temos o sentimento de missão cumprida! ... inspiramos pais, tios, avôs, irmãos, amigos, primos ... com as nossas ideias, sugestões...! E logo no abrir dos embrulhos esperamos que brilhem muitos olhinhos e que se criem momentos de grandes brincadeiras familiares.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Queremos muito!

Lugares especiais, que tem aquela alma inerente feitos por pessoas que onde tocam fazem magia! Nasceu um espaço assim e recomendamos vivamente!
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
"Mãe ... olha o céu....é lindo!"
Nós como pais temos que explorar essa capacidade ver beleza no que nos rodeia, num céu fabuloso, numa poça de água, numa árvore, numa formiga, num nariz, numa gargalhada ... ter olhos de criança e mostrar-lhes como o mundo é maravilhoso!
Quando tantos recursos futuros estão postos em causa, menos é mais! e menos e melhor é muito mais!
*James Gray (designer e fundador da less-more Matter em NY) quando se questiona "Vou criar mais? ... Se existe um querer, alguém tem de tomar a responsabilidade por isso. A minha intenção é criar peças que passem de gerações e que não acabem num aterro"
Porque os nossos brinquedos são para brincar, estimar, recuperar, guardar, reutilizar por irmãos, primos ... e serem encontrados num sotão pelos nossos netos e bisnetos!
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Carros ou não só!

quase a chegar...... o Natal!
Alaaaaaaargamos o nosso horário!
Transformamo-nos em duendas!
Temos alegria, música, livros, brincadeiras, coelhos, princesas, ratos, cavaleiros, surpresas, luzes, um espaço quentinho… e muito mais!
Ah! Uma árvore repleta de pequenos tesouros!
Sugerimos… procuramos, reservamos, embrulhamos …!
Esperamos a V. visita e desejamos um Feliz Natal!
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Parques infantis procuram-se!
Há aqui qualquer coisa que me está a escapar! ... fechar parques por falta de placas e de barreiras .. e uma análise crítica do que os parques realmente devem proporcionar ... como criatividade, mobilidade, brincadeiras individuais e de grupo ... que critérios são os que regem os nossos espaços públicos ? será um enorme catálogo.?.!.
Serei a única a achar que nada como um parque infantil onde o chão é de areia! ... qualquer dia para os encontrar só mesmo em cidades do 3º mundo tipo Londres, Berlim, Nova Iorque ... por aí!
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Monstruosidade de Bolo!


bolo inspirado no livro "Onde Vivem os Monstros".
Deliciem-se neste fantástico blog com bolos que são uma verdadeira inspiração!
Lanches Divertidos!


Funky Lunche nasceu do desejo de tornar um simples lanche em algo que encoraje as crianças a ter uma alimentação variada e saudável!
Pequenas mentes precisam de ser inspiradas!
Responsabilidade é para quem quer!
Porque temos a liberdade de viver como espectadores ou a nos ligarmos e a nos responsabilizarmos por algo.
Filme de Jérémy Clapin para o Responsibility Project, o qual pretende encorajar a responsabilidade para com os outros.
via umzeroaesquerda
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Temos um Bicho Estranho na loja!??... Será um RATO?

Olha que ao olhar, olhando, encontrei um Bicho Estranho.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
E este então!...... nem acredito que já chegou!
O que está mesmo a chegar! e Chegou mesmo!
Animalário da MiniOrfeu.
O que está para vir! e já chegou!
Mentes de Raposa!

A Foxmind desenvolve jogos que à primeira vista podem parecer simples, as regras são apreendidas em meros minutos e as peças dos jogos são igualmente simples... mas tanto num jogo de raciocínio lógico como num jogo de estratégia em equipa são postos à prova verdadeiros desafios mentais!
Os jogos da Foxmind são habitualmente utilizados em eventos e conferências relacionados com o ensino da Matemática e em Centros Educacionais que utilizam o jogo para desenvolver capacidades cognitivas especifícas e de relacionamento social!
Ás vezes está mesmo à nossa frente!
Birds on the Wires from Jarbas Agnelli on Vimeo.
Jarbas Agnelli viu esta foto num jornal, associando notas à localização dos pássaros nos fios eléctricos, descobriu a melodia ali composta!
Via Bruaa.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Jardins!...e Gulbenkian!
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
imagination
important than knowledge.
For knowledge is limited
to all we now know
and understand, while
imagination embraces the
entire world, and all there
ever will be to know and
understand.”
Albert Einstein
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Assim é mais fácil!

Já estão na quer!
São de leitura fácil, para leitores com necessidades específicas, como Autismo ou Disfasia.
"Chibos Sabichões" e "O Patinho Feio", são dois contos tradicionais adaptados à comunicação aumentativa.
Estes livros são um estímulo à imaginação e capacidade de fantasia de muitos meninos e meninas, cuja forma de se expressar é diferente da convencional.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
De Ouro!

Já é a terceira vez que falamos deles,
mas eles merecem
eles são de ouro!
MillerGoodman - Shape Maker recebeu a Medalha de Ouro em jogos didácticos para o pré-escolar, com 94% dos votos do júri. Parabéns!
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Há dias assim!
quando vêm de longe
quando elogiam o nosso trabalho
quando nos pedem ajuda
quando apreciam as nossas sugestões
nestes dias lembramo-nos
que gostamos mesmo de estar aqui!
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
livros que devoramos!

há livros de um dia
há livros de um mês
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Uma Árvore de Leituras!

domingo, 6 de setembro de 2009
regresso à vida normal
Substituimos sons, cheiros e até o que temos calçado, todos os nossos sentidos têm que de novo adaptar-se!
Fazer pequenos programas de fim de dia, ou pequenos almoços divertidos, podem ajudar a prolongar esta sensação.... há que manter as informalidades, as surpresas, as brincadeiras, os pequenos prazeres!
A vida pós-férias não é só obrigação!
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Férias!

De 1 a 30 de Agosto a Quer estará fechada para férias de Verão.
Vamos andar por aí!
A fazer… sabe-se lá o quê!
... o importante é que, vamos estar com os que mais Queremos!
Pedimos as maiores desculpas a todos, pelo eventual incómodo.
Prometemos regressar no dia 31 de Agosto, cheias de inspiração e energia positiva!
FÉRIAS em PLENO! de tempo, leituras e muitas brincadeiras!
amélia e susana
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Árvore de leituras

terça-feira, 28 de julho de 2009
terça-feira, 21 de julho de 2009
Porquê? Porquê?...
– André, deixa os brinquedos. Está na hora de ires dormir.
– Porquê, pai?
– Porque já é tarde. Olha, são quase onze horas da noite e já não são horas de os meninos de três anos estarem acordados.
– Porquê, pai?
– Porque os meninos, e todas as pessoas, têm de descansar. Depois de andarem todo o dia a correr e a brincar e a fazer coisas, têm de descansar. Além disso, amanhã, tens de acordar pronto para mais um dia. Amanhã, vai ser um dia mesmo bom, vais brincar mais, vais passear, vais ver muitas coisas novas.
– Porquê, pai?
– Porque é assim todos os dias. Cada dia traz sempre muitas coisas novas. Agora, neste momento, não sabemos ainda tudo aquilo que vamos ver, mas tenho a certeza de que vai ser assim. Amanhã, vais aprender palavras novas e, quando voltar a ser hora de ir dormir, já vais ser um menino mais crescido, a saber coisas que agora ainda não sabes. Vai ser assim todos os dias, todos os dias.
– Porquê, pai?
– Porque cada dia é sempre diferente dos outros, mesmo quando se faz aquilo que já se fez. Porque nós somos sempre diferentes todos os dias, estamos sempre a crescer e a saber cada vez mais, mesmo quando percebemos que aquilo em que acreditávamos não era certo e nos parece que voltámos atrás. Nunca voltamos atrás. Não se pode voltar atrás, não se pode deixar de crescer sempre, não se pode não aprender. Somos obrigados a isso todos os dias. Mesmo que, às vezes, esqueçamos muito daquilo que aprendemos antes. Mas, ainda assim, quando percebemos que esquecemos, lembramo-nos e, por isso, nunca é exactamente igual.
– Porquê, pai?
– Porque a memória não deixa que seja igual, mesmo que seja uma memória muito vaga, mesmo que seja só assim uma espécie de sensação muito vaga. É que a memória não é sempre aquilo que gostaríamos que fosse. Grande parte dos nossos problemas estão na memória volúvel que possuímos. Aquilo que é hoje uma verdade absoluta, amanhã pode não ter nenhum valor. Porque nos esquecemos, filho. Esquecemos muito daquilo que aprendemos. E cansamo-nos. E quando estamos cansados, deixamos de aprender. Queremos não aprender por vontade. Essa é a nossa maneira de resistir, mais ou menos, àquilo que nos custa entender. E aquilo que nos custa entender pode ter muitas formas, pode chegar de muitos lugares.
– Porquê, pai?
– Porque nos parece que é assim. Mas talvez não seja assim. Aquilo que nos custa entender é sempre uma surpresa que nos contradiz. Então, procuramos convencer-nos das mais diversas maneiras, encontramos as respostas mais elaboradas e incríveis para as perguntas mais simples. E acreditamos mesmo nelas, queremos mesmo acreditar nelas e somos capazes. Somos mesmo capazes. Não imaginas aquilo em que somos capazes de acreditar.
– Porquê, pai?
– Porque temos de sobreviver. Porque, à noite, a esta hora, temos de encontrar força para conseguirmos dormir, descansar, e temos de acreditar que no dia seguinte poderemos acordar na vida que quisemos, que desejámos. Temos de acreditar que poderemos acordar na vida que conseguimos construir e que essa vida tem valor, vale a pena. Muito mais difícil do que esse esforço é considerarmos que fomos incapazes, que não conseguimos melhor, que a culpa foi nossa, toda e exclusiva.
– Porquê, pai?
– Porque tivemos sempre boas intenções, porque tentámos sempre proteger aquilo que nos era mais precioso e aqueles que conhecíamos como importantes e válidos, aqueles que tínhamos visto sempre perto de nós a acharem-nos importantes, válidos e a protegerem-nos também. Mas isto que acontece connosco acontece também com aqueles que não conhecemos. Também esses acreditam que têm boas intenções e que tentam escolher o melhor. E, se escolhem um mal, tentam que seja um mal mínimo. E também eles choram às vezes.
– Porquê, pai?
– Porque somos todos iguais na fragilidade com que percebemos que temos um corpo e ilusões. As ambições que demorámos anos a acreditar que alcançávamos, a pouco e pouco, a pouco e pouco, não são nada quando vistas de uma perspectiva apenas ligeiramente diferente. Daqui, de onde estou, tudo me parece muito diferente da maneira como esse tudo é visto daí, de onde estás. Depois, há os olhos que estão ainda mais longe dos teus e dos meus. Para esses olhos, esse tudo é nada. Ou esse tudo é ainda mais tudo. Ou esse tudo é mil coisas vezes mil coisas que nos são impossíveis de compreender, apreender, porque só temos uma única vida.
– Porquê, pai?
– Não sei. Mas creio que é assim. Só temos uma única vida. E foi-nos dado um corpo sem respostas. E, para nos defendermos dessa indefinição, transformámos as certezas que construímos na nossa própria biologia. Fomos e somos capazes de acreditar que a nossa existência dependia delas e que não seríamos capazes de continuar sem elas. Aquilo em que queremos acreditar corre no nosso sangue, é o nosso sangue. Mas, em consciência absoluta, não podemos ter a certeza de nada. Nem de nada de nada, nem de nada de nada de nada. Assim, repetido até nos sentirmos ridículos. E sentimo-nos ridículos muitas vezes e, em cada uma delas, a única razão desse ridículo é não conseguirmos expulsar da nossa biologia, do nosso sangue, dos nossos órgãos, essas certezas injustificadas, ou justificadas por palavras sempre incompletas. Mas é bom que seja assim. Porque podemos continuar e, enquanto continuamos, continuamos. Estamos vivos. Ou acreditamos que estamos vivos, o que é, talvez, a mesma coisa.
– Porquê, pai?
– Porque o amor, filho.
* José Luís Peixoto" (Blog do José Luís Peixoto)
quando também nós precisamos de respostas aos nossos porquês?
terça-feira, 14 de julho de 2009
lado selvagem 4!

terça-feira, 7 de julho de 2009
lado selvagem 2

lado selvagem!
Filme inspirado no premiado livro "Where the Wild Things Are" - Maurice Sendak, que ainda não temos em português, mas esperamos esteja para breve, fica aqui o trailler.
terça-feira, 30 de junho de 2009
chegaram!

explorar para aprender/ aprender a explorar!
esta apresentação de Gever Tulley, fundador da Tinkering School, define 5/6 coisas perigosas que deviamos deixar os filhos fazer. Palestra da TED University 2007.
uma pequena apresentação da Tinkering School, alguém sabe de algo parecido em Portugal?
sexta-feira, 26 de junho de 2009
cor do verão
Naquele tempo, em que num dia tornávamo-nos amigos inseparáveis, tínhamos tudo à flor da pele, … agora adultos, são tantas as camadas…
susana
quarta-feira, 24 de junho de 2009
as coisas lá de casa
DVD "As coisas lá de casa"
26 histórias cantadas em plasticina, para crianças até aos 6 anos, cujos personagens principais são as coisas lá de casa: a tesoura e a agulha, a roupa e as molas, o lápis e a borracha, ...
perdi o fio à meada

colar de espargos, da nova autora aqui na loja, da qual também temos as pregadeiras MeiaCasca e as lindíssimas Bolsas para guardar pedras.
sling sling sling!

sexta-feira, 19 de junho de 2009
Estamos no Arraial!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
mãos à obra!
terça-feira, 9 de junho de 2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Quando os livros nos falam...!

A Bruaá continua a surpreender com mais uma fantástica edição! Já cá o temos O Ponto.
"Esta pequena jóia de livro conta a história de Vera... É o princípio de uma paixão por pontos de diferentes cores, tamanhos e padrões. Uma maravilhosa lição sobre o que é a arte. Washington Post".
sábado, 6 de junho de 2009
Pequenas Experiências!

Lembram-se quando jogávamos futebol à chuva
Íamos a pé da escola para casa
Brincávamos na rua até anoitecer
Era permitido subir pelas árvores
Fazíamos tartes de lama e quintas com larvas.
A vida é cheia de pequenas experiências.
As experiências criam memórias que nos fazem sorrir.
Á medida que crescemos substituímos estes momentos inocentes, com:
Futebol na televisão
Parados no trânsito ou à espera do autocarro
Estamos em festas até ser politicamente correcto sair
Não podemos subir escadas, e deixemos as árvores em paz
Memoráveis Pequenas Experiências.
A the Little Experience dedica-se a proporcionar pequenas experiências memoráveis para os pais e filhos de hoje!
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Na Loja, novidades da Kalandraka!

quinta-feira, 4 de junho de 2009
Consciência...da nossa fragilidade
para os nossos filhos
amor, educação, valores, bem-estar.....
não acreditar naquilo que sabemos!? é consciência...!?
imperdível.
susana
segunda-feira, 1 de junho de 2009
+4!
Há 4 anos que nos juntámos!
Há 4 anos que conhecemos muitos de vós!
Vimos crescer, nascer, desabrochar
filhos, pais, irmãos, avós, tios, tios-avós,
primos, sobrinhos, namorados, amigos.
Tem sido um prazer,
obrigada a todos os que continuam
a acompanhar-nos, a dar-nos um olá,
a felicitar as nossas escolhas
a agradecer as nossas sugestões
aos que nos inspiram com ideias
aos que se deixam inspirar
aos que nos abraçam com optimismo.
Obrigada!
E queremos mais 4!
terça-feira, 26 de maio de 2009
sexta-feira, 15 de maio de 2009
quarta-feira, 13 de maio de 2009
terça-feira, 12 de maio de 2009
Brincar
Stuart Brown, pioneiro na pesquisa sobre Brincar, fala aqui da importância de brincar na infância e de manter esse espírito em qualquer idade.
susana
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Feira do Livro
- Mãe temos tantos amigos na feira!
ir à feira do livro com filhas - a tentação é maior, os horizontes alargam-se e o peso nas costas também!
Acho que já passei o vicío à M. e à L. ("Retrospectiva de José de Guimarães" e "O Incrível Rapaz que comia Livros" foram eleitos os especiais do dia).
susana
sábado, 9 de maio de 2009
Não às idades dos livros!
segunda-feira, 27 de abril de 2009
feira quer LIVRO

Iniciámos uma feira do livro na quer!
De 25 de Abril a 9 de Maio todos os livros terão desconto de 10% a 20%.
Paralelamente a esta iniciativa desafiamo-los a participarem
na mensagem conjunta "o livro no meu mundo" onde vamos
colocar, a frase PARA MIM O LIVRO É...
personalize, participe e a frase mais inspiradora habilita-se a um prémio com letras.
Desejamos que os momentos de partilha da leitura, vos transporte
à descoberta de novas aventuras a cada virar de página, e vos
inspire para este desafio que a quer vos propõe.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
1
Temos tanto para dizer!
Nem sabemos por onde começar.
Criamos o nosso blogue para
estarmos mais próximo de vós.
Aguardem-nos!